Educar a brincar – Especial Páscoa

pascoa_imagem

 

 

Especial- Páscoa

A Páscoa está a chegar e na nossa rubrica Educar a brincar, vamos apresentar uma lista de jogos especiais alusivos à época festiva. Podem ser realizados em casa com a tua família, na escola com os teus colegas ou em atividades extracurriculares com os teus alunos, caso sejas um professor.

Neste artigo vamos colocar sugestões e exemplos de jogos onde podes te divertir muito e também aprender no entanto contamos agora uma pequena curiosidade sobre os ovos!

A Páscoa é uma época festiva que as crianças adoram.  Além de reunirem a familia e fazerem jogos e brincadeiras podem comer os famosos "ovos de chocolate".

E sabem qual a origem desta tradição de dar ovos?

O Ovo é um símbolo da Páscoa, pois representa o inicio da vida. Os povos antigos tinham como costume oferecer ovos aos amigos como forma de lhe desejar uma vida feliz.

Foi assim que surgiu a tradição de darmos um ovo da Páscoa a quem gostamos.

E agora abaixo vais encontrar as sugestões de jogos da Páscoa tal como prometido 😉

Os Jogos

Jogo " Quem desembrulha o ovo primeiro?"

Neste jogo de Páscoa em primeiro lugar pegamos numa luva de cozinha de pano pois é o requisito essencial e o desafio é ver quem consegue abrir o Ovo de Páscoa de chocolate primeiro usando a luva. Todos podem fazer ao mesmo tempo enquanto uma pessoa fica a controlar o jogo ou então uma pessoa tenta abrir enquanto a outra não acerta os dois dados com o número 6. Quem abrir primeiro, ganha um presente extra.

Jogo "O coelho, sou eu!

Nesta brincadeira duas pessoas vestem-se de coelho da Páscoa e enchem-se de balões de ar por baixo do fato, e o resto do grupo divide-se em equipas que devem tentar rebentar os balões apenas com abraços e a equipa que rebentar todos os balões primeiro, ganha. 

Jogo "Dança da cadeira - Especial Páscoa"

Na dança da cadeira especial Páscoa, cada pessoa deve colocar umas orelhas de coelho e a diversão está em colocar as músicas mais divertidas que encontrar no entanto pega-se em algumas cadeiras que devem estar em uma quantidade menor que o número de pessoas que vão sentar, e no final da música todos devem sentar, quem ficar sem lugar deve sair. A cada rodada uma cadeira é retirada, até sobrar apenas 1 cadeira e 1 pessoa sentada.

Depois destas sugestões, já sabes qual o jogo que vais jogar?

Conta-nos nos comentários, o teu favorito 🙂

 

Como sugestão e um pequeno extra, deixamos aqui um link para um artigo sobre o que é a orientação vocacional, escrito por uma psicóloga do Hospital da Luz:

https://www.hospitaldaluz.pt/pt/saude-e-bem-estar/que-e-orientacao-escolar-vocacional-quando-fazer

 

 

 

 

 

One Reply to “Educar a brincar – Especial Páscoa”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *