As Crianças e o mundo digital

CriançasnoDigital

As crianças no mundo digital são cada vez mais, e também cada vez mais cedo. Sendo a assistir vídeos no telemóvel dos pais, seja a jogar nos tablets ou a fazer trabalhos no computador.

É verdade que o digital tem muitas vantagens no desenvolvimento das crianças, mas também tem algumas coisas menos positivas. Na escola são cada vez mais propostas atividades no digital, apesar de haver pouca literacia digital nas crianças, isso sim deveria ser explorado nas escolas o mais cedo possível, pois o mundo é cada vez mais digital e ter uma educação digital é necessário hoje em dia, pois o ser humano é completamente dependente do digital.

A ser ensinado às crianças bases de literacia digital, no início do 1º ciclo seria uma vantagem em bastantes aspetos, pois ficariam informados e ensinados da forma correta e algo muito útil também explicar-lhes os perigos do digital, pois nem tudo são coisas boas.

Na Big Kids queremos que o digital seja passado da forma mais segura e educativa para as crianças que fazem parte da plataforma, e também pais, educadores e professores.

Em Portugal, o ensino já está a ganhar uma boa percentagem no digital, ao terem sido colocados quadros interativos nas escolas, foi um dos primeiros passos para a “digitalização” da educação.

Mas ainda há muito caminho a percorrer para o digital ser ensinado e passado de forma segura às crianças.

A Big Kids além de ser uma plataforma online de orientação e educação vocacional pretende também construir bases sólidas sobre o digital nas crianças, com jogos educativos e vídeos de explicação sobre o mundo digital, como elas devem proceder diante dos perigos no digital, e isso deve ser falado abertamente desde o 1ºciclo nas escolas, pois o digital quer queiramos, quer não, é o presente e ainda mais vai ser o futuro, e há que ter crianças seguras do que fazem pois só assim serão adultos responsáveis diante dos perigos e vantagens do digital. Cada vez mais o mundo é digital, a vida também assim o permite, com tanta aplicação e plataformas disponíveis no mercado quer orgânico, quer pago.

E como diz e muito bem o ditado, “é de pequenino que se torce o pepino” a Big Kids orgulha-se de ser uma plataforma em concordância com este velho e também atual ditado.

Queremos crianças digitais, mas acima de tudo conscientes e responsáveis diante deste mundo digital que cada vez mais está em constante crescimento. Como tal achamos que devem ser criados hábitos saudáveis no digital para estabelecer limites também, entre esses hábitos encontra-se:

·        Estabelecer o tempo no ecrã

·        Definir um bom controlo parental

·        Limitar o acesso a conteúdos específicos na internet

Estes são apenas alguns exemplos que podemos verificar que podem ser benéficos.

Existem configurações e aplicações para esse efeito, tais como:

– Family Link, disponibilizada pela Google (sistema Android);

– Controlo de downloads e compras na App Store, disponibilizado pelos próprios dispositivos Apple (sistema iOS);

– App Dashlane: a finalidade é proteger as passwords e demais dados digitais que possam ir parar à dark web, bastando fazer um único login (na conta Dashlane) para aceder a qualquer site ou App em vez de fazer login para cada um. Esta App tem um plano familiar, para que haja maior controlo parental.

Nós, enquanto plataforma digital iremos também promover eventos digitais com figuras que se destaquem na área da segurança digital para assim promover a internet segura perante os pais, educadores e crianças. Acreditamos que é possível navegar de forma segura na internet e é essa mensagem que queremos transmitir, sim há inseguranças, mas há formas de as combater e essas devem ser explicadas às crianças de forma simples e apelativa, acreditando que podemos ter uma comunidade segura e em segurança. Somos uma plataforma segura e que quer passar segurança daí promovermos alguns eventos digitais com entidades públicas de segurança no digital para esclarecer dúvidas e questões de pais, educadores e crianças ativas no mundo digital.

Deixamos como sugestão o download do Livro ZigZaga na Net, disponibilizado pelo site internet segura, aqui fica o link para o download do mesmo: https://www.internetsegura.pt/sites/default/files/2022-02/Livro%20ZigZaga%20na%20Net.pdf

Aproveite e espreita também os nossos packs Big Kids que podem ser bem úteis na tua educação: http://bigkids.mba-marketing-digital.pt/packs-big-kids/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *